Não caia na cilada de contratar um táxi aéreo pirata

Não caia na cilada de contratar um táxi aéreo pirata

Muitas pessoas e empresas buscam cotações para voos fretados, e nem sempre sabem de quem estão contratando esse serviço.

Temos dois cenários para a contratação de um fretamento aéreo: contatando diretamente uma empresa de táxi aéreo homologada pela ANAC, ou então através de Empresas de Intermediação de Voos que tenham como únicos e exclusivos fornecedores as empresas de Taxi Aéreo certificadas pela ANAC.

Porém, ao buscar opções de aluguel de aeronaves, é possível se deparar com ofertas de táxi aéreo pirata – também conhecido nos meios da aviação como TACA – que são empresas ou pessoas que ofertam aviões ou helicópteros para um voo pago, sem que estas aeronaves estejam autorizadas pela ANAC para fazer voos fretados.

A ANAC tem uma regulamentação específica para empresas que queiram operar como táxi aéreo – o RBAC 135, com o intuito de garantir operações mais seguras para os passageiros que desejam contratar voos fretados. Através dessa legislação, são estabelecidos critérios mais rigorosos para as empresas de táxi aéreo e para seus tripulantes, como: maior carga de Treinamento dos pilotos, Manutenção mais criteriosa, Seguro específico para Transporte Comercial de Passageiros, Sistema de Segurança Operacional implantado, Programa de Auditorias frequentes, tanto internas quanto da ANAC.

 Além disso, as seguradoras têm uma cobertura específica para passageiros de empresas de táxi aéreo – e esta cobertura não existe no caso do táxi aéreo pirata, uma vez que a aeronave não está regularizada a operar como tal.

Sem todas as exigências feitas pela legislação de táxi aéreo, é claro que o preço cobrado por um táxi aéreo clandestino será menor do que das empresas de táxi aéreo – mas o risco não vale por essa ilusão de economia.

É nessa hora que ter conhecimento de como buscar uma empresa segura de táxi aéreo é importante para não cair na cilada (muitas vezes financeiramente tentadora) de contratar um táxi aéreo irregular.

A ANAC disponibiliza diversos canais para que um passageiro possa obter a informação sobre se uma aeronave está autorizada ou não a operar como táxi aéreo: o aplicativo Voe Seguro da ANAC, a Consulta ao Registro Aeronáutico Brasileiro em seu website, e também a informação sobre as autorizações da empresa operadora de táxi aéreo (o COA – Certificado de Operador Aéreo).

Para seus voos fretados, tanto corporativos quanto a lazer, pode contar com a UpStar Aviation – a melhor escolha de empresa de táxi aéreo para a sua viagem.

Marta Conrado

A Marta é a Gerente Comercial da UpStar Aviation!

Compartilhe:

Categorias:

Redes Sociais

Posts Relacionados